Código: | LAIS302 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | RSCS | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo |
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Corpo docente: |
Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo Maria Isabel de Chagas Henriques de Jesus |
Português
Domina conhecimentos relativos a técnicas de observação e diagnóstico das relações interpessoais no seio
dos grupos sociais.
Compreende, no âmbito da Sociologia e da Antropologia, a genése teórica e metodológica das redes sociais.
Relaciona o conceito de rede social com outros similares, distinguindo a sua actualidade e especificidade face
a algumas características da sociedade actual.
Debate a possibilidade das redes constituirem um modo inovador de construção da coesão e da solidariedade
social.
Analisa os sentidos múltipos das organizações em rede no terreno das políticas e da práticas sociais.
Compreende e caracteriza a tranjectória de uma rede social em contexto, conhecendoa do ponto de vista
conceptual e de intervenção.
Sabe integrar os conhecimentos adquiridos na UC nos contextos profissionais da Animação Sociocultural.
1. Nos primórdios do conceito de rede
O estudo das interações no seio dos grupos
O teste sociométrico e a construção e interpretação dos sociograma(s)
Os sociogramas como ponto de partida para a intervenção junto dos grupos.
2. As tipologias das redes: diferenças de abordagem e relações
As redes pessoais – sistemas e círculos de interação das pessoas
As redes sociais – dos primórdios do uso do conceito ao uso atual
redes e construção de identidades grupais
redes e construção de comunidades de prática
As redes políticas – a influência dos grupos sociais na construção das políticas
3.Redes e coesão Social
As práticas comunitárias de solidariedade social
As políticas desenhadas com base nas redes sociais de coesão e solidariedade social – o caso das redes
sociais das autarquias.
Intervenção em rede nos grupos e nas comunidades
Intervenção em rede: causas sociais e culturais
Discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida directamente pelo professor ou
com recurso à utilização de textos e outros materiais.
Elaboração e interpretação de sociogramas e análise das possibilidades de intervenção.
Visionamento de documentos audiovisuais relevantes
Recolha de informação e análise crítica sobre uma rede de coesão e solidariedade social seus objetivos e
dinâmicas de trabalho.
Seminários e sessões práticas com especialistas – terapias e desenvolvimento interpessoal em grupo;
experiências de trabalho em redes sociais de coesão e solidariedade social.
Avaliação
Elaboração, análise e apresentação de um Sociograma (em grupo)
Análise, discussão coletiva e recensão de textos/legislação (individual)
Estudo empírico de uma rede que possua objetivos de intervenção social (grupo)
Bibliografia:
Canário, R. A escola, o local e a construção de redes de inovação (1996). In: Campos, B. (Org.). Investigação e
inovação para a qualidade das escolas. Lisboa: IIE, 3158
Ferreira, I. (2004). Uma análise crítica das políticas de parceria: A metáfora da rede. Actas dos ateliers do V
Congresso Português de Sociologia.
Fox, J. (2002). O essencial de Moreno. S.Paulo: Ágora.
Pavez, T. Acção Pública e Transformação de vínculos sociais em uma comunidade segregada. S. Paulo, Brasil:
Comunicação apresentada ao 5º Encontro de ABCP.
Northway, M. , Lindsay, W. (1999). Testes Sociométricos. Lisboa: Livros Horizonte
Lemieux, V. (2008). Análise estrutural das redes sociais. Lisboa: Edições Instituto Piaget
Portugal, Sílvia (2006). As coisas, os modos e os laços: O papel das redes informais na provisão de recursos, in
Actas dos ateliers do Vº Congresso Português de Sociologia Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e
Acção.
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